Por que monitorar um ambiente de TI? A Henn Tecnologia possui a solução para a sua empresa!

Um sistema de monitoramento de rede inteligente deve assumir funções estratégicas com um viés 100% preventivo que deve focar totalmente na previsibilidade do ambiente e dos serviços de T.I, ou seja, deve ser uma solução eficaz para controlar os processos e regras de negócio, e deve fazer a tecnologia trabalhar em prol do negócio.

Grande parte das empresas não é capaz de determinar a real causa dos problemas e geralmente não tem nenhum controle ou visão sobre o desempenho dos serviços de T.I.

Uma solução de monitoramento eficiente deve fornecer uma visibilidade de toda a infraestrutura, permitindo que as equipes internas possam identificar problemas, isolar as causas e remover falhas muito rapidamente sem afetar os usuários. Um erro muito comum dentro das empresas é a adoção pontual dos departamentos de T.I de seus próprios mecanismos de monitoramento.

Esta atitude duplica os esforços no monitoramento da sua infraestrutura de TI. E uma vez que a maioria dos serviços de T.I. compartilham componentes comuns, quando ocorre um problema essas equipes precisam dedicar muito tempo para encontrar e isolar a causa real do problema. Um exemplo são as equipes de desenvolvimento e sistemas, quem nunca escutou trocas de acusações entre estas equipes. Todos estes esforços duplicados resultam em custos adicionais elevados e horas investidas na solução do problema.

Algumas das principais funções de uma solução de monitoramento estruturada são:

  • Consolidar eventos de diversos setores;

  • Acelerar a resolução de problemas, a equipe foca na causa e não no sintoma;

  • Automatização de processos de solução;

  • Visualização da saúde dos serviços de T.I.;

  • Gerenciamento de desempenho e análise de tendências;

  • Melhorar a qualidade dos serviços de T.I;

  • Oferecer ferramentas para que a equipe de primeiro nível possa resolver o problema mais rapidamente.

A cada dia que passa a gestão da infraestrutura de T.I. fica mais complexa, e há uma grande probabilidade de um incidente em uma área afetar outra. Por exemplo, um problema em uma Storage poderá resultar em um problema em um banco de dados que afeta praticamente todos os setores de uma organização. E segundo, como é que a equipe vai lidar com o grande volume de eventos que os componentes geram a cada minuto.